O uso de óleos vegetais e essenciais 100% puros e naturais para a barba pode trazer vários benefícios para a saúde e aparência da barba, pois promove proteção, hidratação, amaciamento, brilho e deixa a barba com aquele cheirinho natural e não sintético de produto industrializados.
Aqui estão alguns motivos pelos quais muitos homens usam óleos para a barba:
- Hidratação: Os óleos para a barba ajudam a manter os pelos da barba hidratados, evitando que fiquem secos e quebradiços. A barba também pode absorver óleos, mantendo a pele por baixo hidratada e prevenindo a coceira e descamação.
- Amaciamento: Os óleos para a barba ajudam a amaciar e a desembaraçar os pelos, tornando mais fácil pentear e modelar a barba.
- Brilho: Os óleos para a barba podem adicionar brilho à barba, deixando-a com uma aparência mais saudável e vibrante.
- Fragrância: Muitos óleos para a barba contêm fragrâncias naturais ou sintéticas que podem deixar a barba com um aroma agradável.
- Proteção: Os óleos para a barba podem ajudar a proteger a barba dos elementos externos, como vento e poluição.
Os óleos que possuem a maior eficácia para promover uma aparência agradável e proteção contra os elementos externos são:
- Óleo de jojoba: Frequentemente utilizado para cuidados com a barba, pois é conhecido por ter propriedades hidratantes e nutritivas que podem ajudar a manter a barba saudável e brilhante, pois ele contém ácidos graxos e vitamina E, que ajudam a hidratar a barba e a pele, prevenindo a descamação e a coceira. Além da hidratação, o óleo de jojoba promove o brilho e suavidade, deixando-a com uma aparência mais saudável e bem cuidada. O óleo de jojoba por ser uma cera líquida forma uma camada protetora ao redor dos fios da barba, ajudando a protegê-los contra danos causados pelo sol, vento e outros elementos ambientais.
- Óleo de argan: Possui propriedades hidratantes, nutritivas e reparadoras. Promove a reparação do danos causados na barba, como pontas duplas e fios quebradiços, tornando-a mais saudável e resistente e da o toque de suavidade e brilho, uma vez que o óleo de argan pode ajudar a suavizar os pelos da barba, tornando-a mais fácil de pentear e com uma aparência mais uniforme e ajuda a adicionar brilho à barba, deixando-a com uma aparência mais saudável e bem cuidada.
- Óleo de semente de uva é um óleo vegetal leve e não comedogênico, o que significa que não obstrui os poros, nutre a v=barba por ser antioxidantes e conter ácido linoleico.
- Óleo de amêndoas doces é um óleo vegetal rico em nutrientes, como ácidos graxos essenciais, vitaminas A e E e proteínas, por isso alivia a coceira gerada pelo novo crescimento da barba deixando a pele mais confortável.
- Óleo de mamona (rícino) rico por suas propriedades hidratantes, nutritivas e fortalecedoras. Estimula o crescimento e fortalecimento da barba devido ao ácido ricinoleico, que tem propriedades que ajudam a aumentar a circulação sanguínea no folículo piloso e ajuda a fortalecer os fios da barba, tornando-os menos propensos a quebrar ou cair.
- Óleo Essencial de melaleuca, também conhecido como óleo de tea tree, é um óleo essencial conhecido por prevenir infecções devido suas propriedades antibacterianas, antifúngicas e anti-inflamatórias, além de aliviar coceiras causadas por fungos. É um óleo que promove a limpeza da barba, eliminando sujeira, impurezas e excesso de oleosidade e ajuda no controle de caspa graças às suas propriedades antifúngicas.
- Óleo essencial de alecrim é um óleo aromático extraído da planta de alecrim. Conhecido por suas propriedades estimulantes. Provoca o crescimento, pois contém substâncias que ajudam a aumentar a circulação sanguínea no folículo piloso e previne na queda da barba ajudando a fortalecer as raízes dos fios.
- Óleo essencial de menta hortelã é conhecido por suas propriedades refrescantes, antimicrobianas e anti-inflamatórias. Promove refrescância devido ao seu aroma e estimula uma sensação refrescante e revigorante à barba e à pele por de baixo dela, além de também ajudar na prevenção de coceira, caspa e alivia a irritação e a vermelhidão da pele.