Nós da Mundo dos Óleos sempre nos deparamos com essa pergunta dos nossos clientes. Por que um é Extrato Oleoso e o outro é Óleo Essencial? O que é cada um desses? Qual a diferença?
Pensando nisso, e na vontade de solucionar essa dúvida de uma vez por todas, vamos explicar direitinho qual a diferença entre os dois. Apesar de ser simples, a diferenciação gera muitas nuanças entre os dois. Então vamos começar!
Antes de diferenciarmos os Óleos Essenciais dos Extrato Oleosos, porém, temos que entender que os dois fazem a secreção de umas substâncias muito importantes conhecidas como terpenos.
Terpenos
Os terpenos constituem um conjunto de substâncias voláteis naturais, também conhecidas como Compostos Orgânicos Voláteis (COV ou VOC em inglês), de origem vegetal. Eles representam a classe mais importante de substâncias químicas secretadas pelos vegetais e são derivados de uma molécula (isopropeno) formada por várias ligações de carbono.
Os terpenos podem reagir com outras substâncias ou com eles mesmos e originar outros compostos químicos, como o mentol, cânfora, vitamina A, esqualeno, limoneno e o farnesol. Além destas substâncias, os terpenos são também altamente reativos com outros compostos presentes na atmosfera, como ozônio, nitrato, e hidróxidos.
Agora que você já está sabendo o que são essas substâncias e como elas são importantes vamos diferenciar os dois.
Óleos Essenciais
Óleos Essenciais são substâncias aromáticas presentes nas estruturas de determinadas plantas, chamadas plantas aromáticas. Através de processos extração conseguimos obter estas substâncias, que além do aroma concentrado, possuem também um efeito terapêutico em nosso organismo.
Existem seis tipos de extração para a obtenção de Óleos Essenciais: destilação a vapor; prensagem a frio; hidrodestilação; enfleurage; extração por solventes; fluídos supercríticos. Para conhecer todos eles especificamente, clique aqui!
Extrato Oleoso
O Extrato Oleoso, por sua vez, apesar de também ser um óleo e ter a mesma viscosidade, ele possui algumas diferenças. A principal delas está no método de extração.
O extrato, por sua vez, é obtido a partir da extração ou maceração tanto do bulbo quanto da própria folha como um todo.
Ainda que seja prensado, para um maior rendimento do óleo ou para ter um período maior de conservação e antioxidação é acrescido outras substâncias ao óleo como BHT (ou hidroxitolueno butilado, um composto orgânico lipossolúvel e antioxidante usado como aditivo alimentar, conservante, remédios, combustível, borracha e taxidermia), ou derivados do petróleo como hexano (o mais comum derivado utilizado).
Nunca consuma ou aplique insumos vegetais ou animais sem orientação e acompanhamento de um profissional qualificado e de sua confiança.
“O Ministério da Saúde adverte: não existem evidências científicas comprovadas de que este produto previna, trate ou cure doenças. ”
Onde encontrar: Você encontra esses e outros Óleos acessando este link: mundodosoleos.com ou indo até a nossa loja localizada no CLSW 504 Bloco “B” loja 46, Sudoeste, Brasília (DF).
Descarte do Óleo
O descarte não adequado dos Óleos pode acarretar entupimento nas tubulações e ainda poluir a água. Por isso, procure locais próprios para o descarte. Armazene em um vidro e dirija-se aos postos de coleta da sua cidade.
Estamos também nas redes sociais. Curta nossa página no Facebook e acompanhe novidades e artigos como esse.
3 comentários
Olá. Vocês não disseram em que se usa um e outro. Continuei com essa dúvida.
ola, to com uma duvida, vou fazer um hidratante solido com oleo vegetal, posso colocar extrato oleoso?
Bom dia descobri vocês por acaso , precisava tirar uma dúvida , já tirei a dúvida aqui, como vou trabalhar com sabonetes tenho que pesquisar sobre tudo . E o melhor que descobri que vocês têm óleos essenciais . Grata! 🙏✨