INALAÇÕES COM ÓLEOS ESSENCIAIS
A INALAÇÃO é indispensável para quem tem problemas nas vias respiratórias.
A inalação pode ser feita de três maneiras, através de nebulizador, por vapor facial ou diretamente com as mãos.
Veja cada uma delas a seguir.
NEBULIZADOR
O nebulizador é um aparelho que contem um recipiente que contem o óleo essencial diluído em água em temperatura ambiente (1 gota) e uma bombinha que pulveriza micro gotículas no ar. Tem o mesmo efeito que a difusão, porém espalha o óleo essencial no ar sem volatilizá-lo pelo calor. Este aparelho é muito usado por quem tem asma, bronquite, sinusite, rinite e outros problemas respiratórios.
VAPOR FACIAL
Quem não tem o nebulizador, pode se beneficiar do vapor facial, basta colocar água quente em um tigela e acrescentar até 4 gotas de óleo essencial.
Em seguida, cubra a cabeça, envolvendo a tigela, formando uma câmara de vapor em volta do rosto. Permaneça por cerca de 10 minutos.
A inalação por banho de vapor facial deve ser evitada por pessoas que apresentam facilidade de rompimento de vasos capilares.
INALAÇÃO A SECO
Para fazer a inalação a seco basta colocar algumas gotas de óleo essencial dissolvido na palma da mão e esfregá-las para aquecê-las. O atrito das mãos gera calor que volatiliza o óleo. Imediatamente as mãos devem ser colocadas em concha sobre o nariz para inalação do ar aromatizado.
Os óleos essenciais não podem ser usados diretamente na pele, com exceção de Lavanda e Tea Tree, sempre com orientação de um especialista.
A inalação a seco é especialmente indicada para obter uma rápida alteração do estado emocional.